domingo, 22 de abril de 2012

CHILE: Praia, Serra, Neve e Deserto Parte II

Dia 16/10


Às 07h00m a Van da empresa NOMADE nos apanhou no hostel e seguimos para o passeio do dia: Lagunas Altiplánicas e Salar de Atacama (Lagunas Miscanti y Meñiquez, Pueblos Toconao y Socaire; Reserva Nacional de los Flamencos, Laguna Chaxa; com almoço e café da manhã). Os lugares são lindos, mas é possível fazer tudo em meio período, curtir o suficiente e reservar à tarde para outro passeio. Totalmente possível de ir de carro por conta própria. Vale consultar o valor da entrada das atrações (é um preço justo). Chegamos por volta das 16 horas. No resto do dia apenas descansamos.
    Laguna Miscanti



      Salar de Atacama


    Povoado


Dia 17/10
Às 04h30m a Van nos apanhou para o passeio do dia: Geyser Tatio y Machuca. Na boa, ESSE FOI TERRÍVEL. Acordar de madrugada pra pegar um frio desgraçado de 14 graus negativos só pra ver umas fumacinhas saírem do chão foi o fim. Mais uma vez eu defendo o passeio por conta própria: se sair do hotel lá pelas 7 da manhã dá pra ver a mesma coisa, não pega frio louco e não precisa ficar lá mais do que o necessário. Aí pode valer à pena conhecer. E nem precisa ficar um tempão no povoado Machuca. Enfim, não quero desestimular ninguém a conhecer; é legal. Mas se eu não tivesse ido não teria perdido NADA. Tudo bem que minha opinião está “envenenada” pela forma como conhecemos a atração. Talvez se tivéssemos ido com nosso carro e no nosso tempo tivéssemos curtido mais. Tem umas piscinas com água quentinha que certamente valeria um banho se estivéssemos lá em um horário mais quente do dia. Mas como chegamos lá por volta das 6 da manhã, 14 graus negativos, SEM CHANCE de tirar a roupa para entrar na piscina e pior: SAIR DELA DEPOIS. Conclusão: quando voltamos para San Pedro cancelamos o passeio da tarde; chega de van, chega de guia e chega de grupo.

    Geyser Tatio


    Termas de Puritama



    Termas de Puritama

Almoçamos e seguimos para o Termas de Puritama, 30 quilômetros de San Pedro. DELÍCIA. É pra relaxar!!! Depois de muito frio e de muita poeira do deserto, poder ficar dentro da água quentinha, de molho, em um lugar muito bonito foi tudo de bom! Ficamos lá até o final da tarde e voltamos revigorado para a cidade. O difícil é sair da água; não pode se esquecer de levar tolha pra se enrolar. Jantamos no restaurante La Plaza, fica em um lugar mais reservado e é bem bacana. Depois de duas jarras de cerveja, uma pizza deliciosa e relaxados pelo banho no termas, fomos dormir porque no dia seguinte começaria a viagem de volta.
De maneira geral gostamos muito de San Pedro, mas o que vimos lá foi similar à paisagem que nos acompanhou todos os dias pelo deserto durante a viagem de carro. Então não sentimos necessidade de ficar mais que 03 ou 04 dias lá... Nossa opinião!
Dia 18/10
Saímos de San Pedro às 06h47m e tomamos café 193 km depois, às 09h15m. Destaco esse café da manhã porque foi o MELHOR em toda estadia no Chile. É um pequeno restaurante para caminhoneiros na beira da estrada, 20 km aproximadamente depois de Calama. Seguimos viagem e paramos apenas duas vezes: uma em Antofagasta para abastecimento; a outra parada foi solicitada pelos Carabineros, polícia chilena MUITÍSSIMO RESPEITADA por lá. O lema “firme, pero honestos” se aplica perfeitamente a essa bela corporação. Até os cães e cavalos da polícia chilena são imponentes. Enfim, fomos parados porque as estradas chilenas são tão boas e tão vazias que fica difícil respeitar o limite de 100, 110 km/h. O carabinero nos chamou atenção, perguntou da onde éramos e “para que não levássemos uma má impressão do Chile para o Brasil” nos deixou seguir viagem, porém MAIS DEVAGAR. Não hesitem em pedir informações aos carabineros quando necessário. Encontramos prestatividade e cortesia em todos que abordamos.
659 quilômetros e aproximadamente 07 horas depois de San Pedro de Atacama, pegamos a saída na rodovia em direção ao Parque Nacional Pan de Azúcar. Basta seguir mais 30 km para se deparar com a Caleta Pan de Azúcar, gracioso vilarejo de pescadores que oferecem camping, chalés e restaurantes simples. Almoçamos um delicioso congrio rosa por 11 mil pesos.

 

    Caleta Pan de Azúcar
Mas não pare por aí não. Continue na estrada de chão sentido Chañaral e você vai chegar ao Lodge Pan de Azúcar. Cá chegamos na cereja do nosso bolo. O lugar é LINDO. Ficamos em uma casa de frente para o mar, toda equipada, mobiliada, com varanda deliciosa, churrasqueira... dá pra ficar umas 06 pessoas lá confortavelmente. Pagamos o equivalente a R$120,00 a diária. PRATICAMENTE DADO PELO NÍVEL DA CASA E LUGAR. Tem também muitos locais para camping, de forma independente, com “quiosque” particular (mesa, churrasqueira, etc.) No caso dos campings, banheiro coletivo; mas a estrutura é ótima. Vale muito à pena pernoitar uns 03 dias lá, mas para isso, levem mantimentos, bebidas, etc, porque o local mais próximo para comprar essas coisas é em Chañaral. Se não estou enganada, há apenas 04 casas nesse estilo que ocupamos, então é preciso fazer contato antes e reservar. Tivemos muita sorte. Outra coisa, a energia solar é muito utilizada no deserto. É ela quem aquece a água do chuveiro. Como o clima é de deserto (calor de dia e frio à noite) a água que foi aquecida durante o dia todo esfria rapidamente à noite. DICA: não deixem para tomar banho à noite, a não ser que gostem de banho GELADO. Além da praia belíssima, o Parque tem diversas trilhas e atrações. Adoramos o lugar, pena que foi rápido demais. Tínhamos que desocupar a casa bem cedinho no dia seguinte (foi o acordo para pernoitarmos lá...). Neste Lodge só aceitam pesos chilenos. 

    Parque Nacional Pan de Azúcar


    Parque Nacional Pan de Azúcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário